Paper sobre CREAS
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS
Autores:
Francieli Dambrós
Janete Machado da Silva
Mônica Beal
Rejane Rodrigues
Prof. Orientador: Joviane Colombelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0155) –Prática Módulo IV
10/09/2014
1 TEMA/ASSUNTO
A proposta desta prática é fazer um levantamento de informações referentes ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, dos municípios de Joaçaba, Capinzal e Erval Velho, refletindo assim sobre as demandas e demais aspectos pertinentes a este serviço. Para alcançarmos fundamentação teórica e mais senso crítico, serão realizadas duas pesquisas, uma documental e outra bibliográfica, pois entende-se que uma irá complementar a outra, quando refletirmos sobre a realidade pesquisada.
2 OBJETIVOS
Analisar o desenvolvimento e a eficácia dos serviços prestados pelos CREAS de Joaçaba, Erval Velho e Capinzal; Relacionar as demandas dos serviços ofertados, nos CREAS de Joaçaba, Erval Velho e Capinzal; Identificar a relação entre teoria e prática, refletindo sobre suas implicações no dia a dia do profissional Assistente Social.
3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA
Para esta prática, será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter exploratório em livros, artigos científicos e Legislação que atendam ao tema proposto. Seguido de pesquisas em documentos do CREAS (dos municípios de Joaçaba, Erval Velho e Capinzal).
Sobre a pesquisa bibliográfica o autor Gil (1999, p.65) relata que é aquela “desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. Já a pesquisa documental o autor Vergara (1998, p.46) define como a “verificação de documentos conservados no interior de órgão públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, (...) diários”. O autor Severino (2007, p. 133) afirma que “a internet,