paper Degradação Ambiental
“O Rio Jacuí.”
Rogério de Souza Luiz
Professor-Tutor: Marilin Gatelli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Tecnologia de Gestão Ambiental (GAM 0123) – Prática do Módulo III
18/06/2013
RESUMO
O artigo refere-se ao Rio Jacuí em tratar sobre como ele era, como ele esta nos dias de hoje e no que estão fazendo para tentar solucionar os problemas existentes. Pois o rio esta sofrendo muito com a retirada de seu solo para venda do mesmo, podemos entender isso como um contrabando das areias do mesmo, uma situação na qual estão envolvidas pessoas que deverias estar pelo zelando pelo bem maior do meio ambiente. O Rio Jacuí pede socorro. Os departamentos responsáveis tem tentando desenvolver varias ações para a inibição desta retira de solo irregular do Jacuí, mas alguns afirmam que já seja tarde demais, muitas praias ao longo do rio já sumiram, a flora que também estava presente as suas margens desapareceram.
PALAVRAS-CHAVES: Degradação; Rio Jacuí; solo.
1 INTRODUÇÃO
No alto do Rio Jacuí localizam-se diversas barragens que estão sendo destruídas com a retirada de solo para venda nas diversas áreas da construção civil, e com essa função das obras para a copa do mundo também tem levado muita areia para essa função. Os impactos ambientais são ações que afetam a qualidade do meio ambiente físico e humano.
Nos últimos anos o Rio Jacuí vem sofrendo grandes agressões com a extração de minério (areia) em seu leito, pela falta do produto e pelo aprofundamento excessivo do seu leito, as margens iniciaram um grande processo de solapamento, mudando a característica original do rio de grandes e belas praias, este solapamento também fez uma diminuição significativa na mata ciliar existente por todo seu percurso. A ação ilegal de dragas está destruindo a natureza às margens do Rio Jacuí, na Região
Metropolitana de Porto Alegre. As dragas puxam a areia do rio por meio de um cano de sucção.
2
Quando o cano não encontra