paper artigo arburio
447 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALICENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS – CECIESA – Gestão
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROFESSOR: ALEXANDRE DE SÁ OLIVEIRA
ACADÊMICO: BRUNO OZEMIR DE SOUZA JUNIOR
Artigo Abrucio
O texto tem o objetivo de falar sobre os últimos 20 anos da Administração pública. Nesse tempo ocorreram muitos avanços, modernizações, e nos remete a entender as questões referentes a reforma do Estado. O processo de reforma do Estado no Brasil começou com o fim do período militar, com isso foram criadas estratégias para o governo não cometer os mesmos erros históricos e sim encontrar soluções para o novo momento histórico.
Um dos principais motivos para o acontecimento desses erros era o regime autoritário, ocorreram descontroles financeiros na administração pública brasileira, a falta de responsabilização dos governantes e burocratas perante a sociedade, a fragmentação das empresas públicas, e diversos outros problemas. As principais mudanças começaram a acontecer no final da década de 1980, com as reformas nas finanças públicas criadas por Sarney, que eram o fim da conta movimento, do orçamento monetário e a criação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
E após isso as mudanças mais intensas vieram com a Constituição de 1988, com três conjuntos de mudanças: a democratização do Estado, a descentralização contra o autoritarismo e também a reforma do serviço civil, com a profissionalização da burocracia.
Com o passar dos anos, a opinião pública percebeu que a Constituição de 1988 não estava resolvendo todos os problemas da administração pública brasileira, e isto foi muito influenciado pela contaminação dos raciocínios errados de Collor, a idéia de Estado mínimo e o conceito de marajás. O seu governo foi marcado pela maior corrupção de todos os tempos, por tentar usar das estatai para favorecer seus grupos políticos.
Bresser foi o pioneiro a analisar que a administração pública mundial passaca por grandes