PAPER ALOISIO
STORCH, Daiane Caroline
ALBRINK, Francine Janaína
ARNDT, Marineide
ARNDT, Marli
INTRODUÇÃO
O trabalho tem por finalidade demonstrar a importância da analise externa no planejamento estrategico . Pretende-se responder o objetivo do trabalho que é definir os tipos de oportunidades e ameaças encontradas na analise externa e como podem ser aproveitadas.Os dados foram coletados através de pesquisas realizadas em livros e sites da internet durante as aulas do mês de março de 2015.
Apurou-se que surge a necessidade de analisar o ambiente externo, para alcançar melhores resultados, analisando a atual posição da empresa,bem como as metas que deseja alcançar futuramente, monitorando assim oportunidades e ameaças que possam surgir.
DESENVOLVIMENTO
A análise externa estuda a empresa e o ambiente que a cerca, buscando identificar as ameaças e as oportunidades, analisando a atual posição da empresa, produtos versus mercado, bem como a posição que deseja alcançar futuramente, é utilizada para estarem sempre à frente, não deixando os seus concorrentes terem vez no mercado. A análise depende dos fatores externos como mercado, políticas econômicas, da natureza, legais, tecnológicas, assim auxiliando no planejamento das estratégias dentro das organizações.
Devem-se transformar os problemas em oportunidades não deixando que essas passem despercebidas, monitorando as partes do ambiente e suas tendências, para que assim pode-se atingir a meta estipulada. Conforme Oliveira (2013, p. 75), “Portanto, uma oportunidade devidamente usufruída pode proporcionar aumento dos lucros da empresa, enquanto uma ameaça não administrada pode acarretar diminuição nos lucros previstos, ou mesmo prejuízos para a empresa”. Se a empresa conseguir contornar os problemas transformando-os em novas oportunidades vai estar sempre a frente no mercado, obtendo lucros.
No ambiente externo encontram-se as oportunidades e as