Papa Francisco Evangelio Gaudium e os clamores dos injusti ados Dimens o social da f crist por Gilvander 15 04 2015
4856 palavras
20 páginas
Os clamores dos injustiçados, o testemunho e o ensinamento do papa Francisco, a Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho e NÓS: a Dimensão Social da Fé Cristã.Gilvander Luís Moreira1
1. Introdução.
Dia 15 de abril de 2015, tive a alegria e a responsabilidade de assessorar um Dia de Retiro dos Padres Combonianos, em Embuguaçu, SP, com o objetivo de refletir, meditar, orar e contemplar à luz da palavra de Deus na Bíblia e na vida sobre os clamores dos injustiçados, o testemunho e ensinamento do papa Francisco, a Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho e NÓS: a dimensão social da Fé.
Faremos referência ao cap. IV de A Alegria do Evangelho, que trata justamente da Dimensão Social da Evangelização. Prestemos atenção a algumas afirmações do papa Francisco:
“Se a dimensão social da evangelização não for devidamente explicitada, corre-se o risco de desfigurar o sentido autêntico e integral da missão evangelizadora.” (n. 176).
“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos.” (n. 49).
Além de ser pobre e para os pobres, a Igreja desejada por Francisco é corajosa em denunciar o atual sistema econômico, "injusto na sua raiz" (A alegria do Evangelho, n. 59). Como disse João Paulo II, a Igreja "não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça" (n. 183).
"Saiam!" é a essência da mensagem que o papa Francisco envia a bispos, padres, membros da comunidade. Saiam para fora das suas cômodas estruturas eclesiais burguesas e do caloroso círculo dos convencidos – anunciem o Evangelho às periferias das cidades, aos marginalizados pela sociedade, aos pobres, aos injustiçados.
Às questões sociais, o papa Francisco dedica dois dos cinco capítulos da Exortação Apostólica A Alegria do Evangelho, o segundo e o quarto. Critica o "fetichismo do