Panorama
MERCADO POTENCIAL;
GARANTIAS MAIS UTILIZADAS;
INADIMPLÊNCIA DO MERCADO;
BAIRROS E TIPOS DE IMÓVEIS;
PERFIL DOS IMÓVEIS OFERTADOS;
ONDE E PORQUE DEVEMOS INVESTIR EM CAPTAÇÃO;
PANORAMA DO MERCADO IMOBILIÁRIO
Em 2012, os preços médios de metro quadrado de imóveis residências para venda subiram menos que em 2010 e 2011. As pesquisas obtidas pelo mercado confirmam a tendência de estabilização, mas ainda apontam para a valorização. Os valores subiram acima da inflação em todos os bairros, e a variação foi superior a 5%. Atualmente o Rio de Janeiro está em evidência, e está à frente de várias outras cidades de todo o mundo, masainda existem muitos problemas a serem resolvidos até a Copa do mundo de2014, edas Olimpíadas de 2016.O mercado imobiliário vem evoluindo e se expandindo em toda cidade,(inclusive na Zona Oeste)com a recuperação da Zona Norte e o ordenamento urbano na ZonaSul.
Poucos setores no Brasil são tão movimentados e promissores quanto o mercado imobiliário, poucos também são sujeitos a tantos fatores que influenciam seu comportamento, como a lei da oferta e da demanda, e a especulação em torno dos preços dos imóveis. O mercado doméstico está em expansão, o PIB desse setor é superior a R$170 bilhões por ano, e de acordo com estudos este valor pode chegar a R$270 bilhões por ano em menos de uma década. O Brasil é destino certo do investimento estrangeiro direto, incluindo a chegada de novas empresas ao País. A estruturado nosso mercado imobiliário e de construção civil permite a obtenção de margens superiores àquelas vistas.
Unidades Lançadas Por Finalidade
A tabela ilustra o comportamento das unidades lançadas na cidade do Rio de Janeiro, período de Janeiro a Dezembro 2011 e 2012 e quanto a finalidade: Residencial, Comercial e Hotel.
Analisando os lançamentos por finalidade, observa-se que o número de novas unidades residenciais em 2012 alcançou um crescimento de 6% comparado