PANORAMA ECONÔMICO – FINANCEIRO DO BRASIL
1.1.1 A economia brasileira sofreu vários ciclos econômicos no decorrer de sua história.
Com esses ciclos, provocaram-se sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira.
1.1.2 O primeiro ciclo econômico do Brasil foi à extração do pau-brasil. O sistema para fazerem as trocas no carregamento da madeira era chamado de escambo.
1.1.3 O segundo ciclo econômico brasileiro foi o plantio da cana-de-açúcar. O meio de produção utilizado para o plantio era escravista (africanos).
1.1.4 O Brasil se tornou o maior produtor de açúcar nos séculos XVI e XVII. Inicialmente as principais regiões açucareiras eram Pernambuco, Bahia, São Paulo e parte do
Rio de Janeiro.
1.1.5 O terceiro ciclo econômico foram os metais valiosos: Ouro, prata e cobre, além das pedras preciosas: Diamantes e Esmeraldas.
1.1.6 O quarto ciclo econômico era o ciclo do café, produto que impulsionou a economia brasileira desde o século XIX e foi o principal produto de exportação durante quase
100 anos.
1.1.7 Foi introduzida por Francisco de Melo Palheta.
1.1.8 Quinto ciclo econômico foi o ciclo da borracha. Foi descoberto em meados do século XIX, que a seiva da seringueira (arvore nativa da Amazônia) servia para a fabricação da borracha.
1.1.9 Desenvolvimentismo foi a corrente econômica que prevaleceu nos anos de 1950, do segundo governo de Vargas.
1.1.10 O Brasil desenvolveu grande parte de sua infra-estrutura em pouco tempo e alcançou elevadas taxas de crescimento econômico. O governo muitas vezes manteve suas contas em desequilíbrio, multiplicando a dívida externa e desencadeando uma grande onda inflacionária.
1.1.11 Nenhum país no mundo havia crescido tanto como o Brasil durante duas décadas
(1961 - 1980). Nessa época, o desemprego praticamente não existia. O Brasil viveu o chamado Milagre Econômico, quando um crescimento acelerado da indústria gerou empregos não qualificados e ampliou a