Panasiewics
343 palavras
2 páginas
Capitulo IAs múltiplas dimensões do ser Humano R. Panasiewicz
A vida é composta de mistérios e desafios diários , a soma destes fatores fazem com que a experiência de viver seja complexa e que se torne objeto de estudo em varias área na busc pelas incessantes indagações humanas.
Há varias maneiras de se responder estas indagações, partindo de vários pontos de partida , e chegando a vários resultados diferentes, não significando ,porém, que tais resultados estejam certos ou errados.
Na reflexão do autor, ele partiu dos princípios da filosofia antropológica que não significa , afirma ele, ser melhor nem a mais correta, ma apenas um ponto de partida.
A reflexão se subdivide em três aspectos : o primeiro apresenta aestrutura fundamental do ser humano. O segundo analisa a realidade unitári que compõe essa estrutura, e por fim , o terceiro que propõe a distinção e a articulação entre realizações e felicidades humanas, sentido do exitir humano.
1. Estrutura fundamental do ser humano
O autor afim de compreender as angustias ,inquietudes e busca por realizações e felicidade apresenta o ser humano com uma estrutura de três dimensões fundamentais : Copro, psíquico e o espirito .
a) O corpo ou a exteriorização: No começo, quando o ser humano nasce , ele não tem muita noção do que é o “ ser humano” o seu modo de vida se limita em atender as necessidades básicas para a sobrevivência d seu corpo. O escopo central da existência humana é o que o ser humano nasce com seu corpo biológico, se exterioriza, mas, ao dar intencionalidade a sua existência no contato intersubjetivo e na contemplação cósmica, desenvolve suas potencialidades e passa a construir um mundo com sentido. Isso provavelmente seria tornar-se Humano.
b) O Psíquico ou a interiorização : Esta dimensão se encontra num local estratégico, entre o corpo e o espírito , é aonde se dá a percepção de um mundo externo, e onde há um