Pampulha- relação com o ambiente em que está inserido (entorno).
- A Igreja situa-se ao norte da cidade de Belo Horizonte, região cercada por vários bairros residenciais de alto padrão no entorno, e de médio padrão, à medida que vai se distanciando da Lagoa. Na época em que a igreja foi construída a ocupação era bastante dispersa e de uso residencial de lazer. Até hoje existem alguns sítios construídos a mais de 40 anos de uso residencial ou de final de semana. Mas com o passar do tempo a região se adensou. Na região as construções são baixas e o parcelamento do solo é de maiores dimensões no entorno da Pampulha devido ao próprio mercado, à proximidade com o aeroporto e principalmente às proteções das legislações urbanísticas e das legislações dos tombamentos. A Igreja de são Francisco na Pampulha é um equipamento cultural, religioso instalado como uma construção modernista e vem mantendo suas características paisagísticas e de vanguarda modernista apesar da especulação imobiliária.
Foto (30-05-2011 09h45min) PINTO, Marcos André.
I. Elementos ornamentais; expressão simbólica em consonância com a tradição simbólico-religiosa.
No projeto da Igreja da Pampulha, Niemeyer experimentou a plasticidade do concreto armado criando uma abóbada que até então era utilizada somente em hangares. Na decoração da fachada um painel de azulejos de Cândido Portinari e nas laterais fazendo parte do telhado painéis de pastilhas abstratos de Paulo Werneck. Os jardins foram projetados por Burle Marx.
As autoridades eclesiásticas não permitiram durante anos, a consagração da igreja, devido a sua aparência pouco usual e também pelo mural pintado por Portinari onde se reconhecia um cachorro representando um lobo junto com São Francisco.
Foto (30-05-2011 ) PINTO, Marcos André. Igreja de São Francisco de Assis, 1940
Legenda: 1. Campanário 2. Batistério (bronze de Ceschiatti) 3. Confessionário 4. Painéis Paixão de Cristo (Portinari) 5.