Palestra soldagens
FACULDADE DE ENGENHARIA COM HABILITAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA:
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V
SOLDAGENS
Durante a palestra realizada na Faculdade Anhanguera Educacional, os alunos puderam conhecer diversos conceitos sobre Soldagens.
A definição de soldagem é, resumidamente, um processo de junção de metais por fusão – embora outros materiais também possam ser soldáveis e que a fusão não é um meio exclusivo de se soldar metais. A soldagem, portanto, une materiais metálicos e não metálicos através do aquecimento dos mesmos até uma temperatura ideal, podendo ou não incluir aplicação de pressão e/ou acréscimo de material.
Alguns eventos históricos importantes referentes às soldagens foram citados durante a palestra, como a construção dos pilares de ferro na cidade de Delhi, na Índia. Fabricado através do forjamento, um pilar de sete metros de altura e mais de cinco toneladas teve seus blocos aquecidos ao rubro, onde se colocava areia entre eles e martelava-se até a formação da solda.
Utilizando ilustrações, foi apresentado aos alunos diferenças entre os tipos de chanfros e seus elementos, além de posições de soldagem. Para indicar a localização, detalhes do chanfro, por exemplo, são utilizados símbolos em desenhos de engenharia desenvolvidos segundo normas de diferentes países.
A palestra também incluiu informações sobre normas de segurança exigidas para se lidar com soldagens. O operador deve vestir-se com roupas de couro, sapatos de segurança, capacete e óculos de segurança.
Alguns métodos de soldagem foram mostrados, como, por exemplo, a soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos, que utiliza um arco estabelecido entre um eletrodo especial revestido e a peça que está sendo soldada para aquecer metais a fim de uni-los.
A palestra auxiliou os alunos a observar o processo de soldagem dentro da área da Engenharia Civil, onde ele pode ser utilizado em projetos e execução de