palestra sobre o google
A palestra “por dentro do Google” foi ministrada pelo funcionário da empresa,
Guilherme Pinatti, teve como objetivo mostrar o dia a dia de uma das empresas que mais inova em sua filosofia de trabalho e é listado como uma das melhores empresas para se trabalhar, o que resulta em uma alta concorrência para todas as vagas. O Google foi quem mudou o conceito de valorização do funcionário para o mundo, suas áreas de lazer e descanso e horas específicas para trabalhos particulares viraram referência e lei para as empresas modernas.
Para criar esse ambiente majestoso, o Google parece mais um parque temático do que uma empresa, pois existem bonequinhos e brinquedos de todos os tipos, áreas de lazer e descanso, comida à vontade e os googlers podem levar seus cachorros para o ambiente de trabalho. O Google dá aos seus funcionários algo como 20% de seu tempo na empresa para trabalhar em projetos inovadores e trabalhos pessoais. Essa prática acabou se difundindo entre várias empresas e é uma das principais causas de projetos realmente fantásticos que temos no mercado. O processo seletivo é outro fator importante para ingressar no Google. Após o filme “Os Estagiários” muita gente passou a conhecer um pouco da empresa, porém na vida real é um pouco diferente, como mostrado no filme não há aquele clima de competição entre os candidatos, a empresa motiva e valoriza o ambiente amistoso e de colaboração entre seus funcionários. Ao invés de buscar pelo candidato mais qualificado para a vaga o que o Google quer mesmo é saber se você está preparado para se adequar a empresa, por isso para se trabalhar no Google não há a exigência de cursos superiores específicos. Como citado na palestra, algumas qualidades são exaltadas pela empresa como liderança, compatibilidade cultural, raciocínio lógico e experiência relacionada.
O Google criou um balão que provê internet a lugares inóspitos e acabou de completar uma volta ao mundo em vinte e dois dias.