palestra redes de computadores
Uma rede de computadores consiste no mínimo de dois computadores conectados um ao outro por um meio de comunicação para que possam compartilhar recursos (dados, aplicativos e periféricos). As redes de computadores surgiram da necessidade de troca de informações, tornado possível o acesso a um dado que está fisicamente distante de você.
História
Inicio na década de 60
Em 1975 Xerox lançou a primeira versão da ethernet
Inicialmente projetada com uma cabo de 1 quilometro a 100 computadores a 2,94 Mbps
O primeiro experimento conhecido de conexão de computadores em rede foi feito em 1965, nos estados unidos, por obra de dois cientistas: Lawrence Roberts e Thomas Merril. A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califórnia. Estava plantada ali a semente para o que hoje é a Internet – mãe de todas as redes. O nascimento das redes de computadores, não por acaso, esta associada a corrida espacial. Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da Arpanet, a rede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA) mais tarde rebatizada como DARPA.
Ethernet
Um dos principais saltos tecnológicos que permitiram a popularização das redes foi o desenvolvimento da tecnologia ethernet. Para se ter uma ideia do avanço que essa invenção representou, basta lembrar que, até aquela época, os computadores não compartilhavam um cabo comum de conexão. Cada estação era ligada a outra numa distancia não superior a 2 metros. O pai da Ethernet é Robert Metcalfe, um dos gênios produzidos pelo MIT e por Harvard e fundador da 3Com O sistema de Metcalfe acrescentou duas letras,