Palestra Brasil Arquitetura
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
HISTÓRIA E TEORIA DAS TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
PALESTRA
MARCELO FERRAZ – BRASIL ARQUITETURA
GEORGIA AMARAL
LEONARDO MESSIAS
MARCIA YUMIE
MARINA JULIAN
RENATA AKEMI
ROBERTO DIONÍZIO
Palestra: Marcelo Ferraz – Brasil Arquitetura
No dia 03 de Outubro de 2013, esteve no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, Marcelo Ferraz, representante do escritório Brasil Arquitetura, arquiteto conceituado e muito importante no cenário da arquitetura contemporânea.
O arquiteto iniciou sua apresentação expondo o que ele pensa sobre o que é arquitetura e mostrando as diferenças entre ela e uma “simples construção”.
Diz que fazer arquitetura não é apenas fazer projeto, e sim junto com ela fazer política, proporcionar um debate intelectual a partir dela, e principalmente fazê-la com o desejo de transformar a sociedade.
No âmbito do patrimônio, afirma que não deve ser considerado patrimônio apenas aquilo que é tombado. Diz que em muitas ocasiões isso pode até atrapalhar o verdadeiro significado da obra, pois quando o patrimônio é tombado pode ocorrer d ele se isolar da cidade e da sociedade contemporânea, se tornando anacrônico e se fecha em si mesmo. É a musealização do objeto.
Dando um ponto final a essa introdução, ele diz que a arquitetura deve olhar para o patrimônio como espelho, e não simplesmente ser um objeto singular.
Subsequentemente, Marcelo Ferraz continua a palestra dividindo-a na apresentação de três projetos importantes na produção do escritório, sendo eles: Museu do Pampa, Praça das Artes e Museu Luiz Gonzaga;
Museu do Pampa:
Localizado em Jaguarão-RS, cidade de 28.000 habitantes, o museu fica na famosa região dos Pampas gaúchos, conhecido pelo seus campos abertos e seu imenso céu azul.
A cidade é tombada pelo patrimônio histórico, e o edifício que abrigará o museu foi usado durante muito tempo como enfermaria para a cidade,