Palavra do Especialista: oncologista clínica e nutricionista do A.C.Camargo comentam novo rumor na internet sobre o consumo de limão para o tratamento do câncer

464 palavras 2 páginas
Palavra do Especialista: oncologista clínica e nutricionista do A.C.Camargo comentam novo rumor na internet sobre o consumo de limão para o tratamento do câncer

Provavelmente você já ouviu ou leu que o consumo de limão congelado ralado em todas as refeições ajuda a destruir as células cancerígenas e é mais eficaz do que a quimioterapia para o tratamento do câncer. O A.C.Camargo Cancer Center esclarece com especialistas se a informação que tem sido divulgada nas mídias sociais e por e-mail é mito ou verdade.

A quimioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza medicamentos específicos para a destruição das células cancerosas. Como atuam em diversas etapas do metabolismo celular, as medicações alcançam as células malignas em qualquer parte do organismo com o objetivo de diminuir ou cessar a atividade do tumor. A aplicação é definida pelo médico oncologista e pode ser realizada durante a internação ou em ambulatório. O tratamento pode contar com um único medicamento ou com a combinação de vários deles (mistura de drogas e doses), por via intravenosa (na veia ou por cateteres) ou via oral (comprimidos ou cápsulas).

"A maior parte dos medicamentos quimioterápicos, assim como as drogas usadas em outros tratamentos, vieram em algum momento de substâncias naturais. Entretanto, essas substâncias por si só não têm o poder de serem mais eficazes do que a quimioterapia. Não existe estudo científico que mostre que o limão pode curar o câncer", afirma Dra. Solange Sanches, Oncologista Clínica do A.C.Camargo.

O limão é uma ótima fonte de vitamina C e minerais e, quando congelado, a fruta perde parte de suas propriedades. "O ácido, não só do limão, mas também do abacaxi e da laranja, por exemplo, ajuda a amenizar a náusea durante a quimioterapia, que é um dos efeitos colaterais. Porém, pessoas que apresentam mucosite (afta) devem ter cuidado ao ingerir frutas cítricas, pois pode piorar a ferida", explica a nutricionista Ana Carolina Cantelli.

A internet é um

Relacionados