Paisagismo
Administrar por conta própria ou de outrem: gerir a propriedade da família. Administração
* Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. * O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.
Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, foi a * 1ª. Fase: 1780 a 1860 - . É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. * 2ª. Fase: 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados de petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria prima. * a moderna administração surgiu em resposta às duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial: * Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado
- No início do século XX, surge FREDERICK WINSLOW TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios do estudo da ADMINISTRAÇÃO como CIÊNCIA.
- Os princípios de Taylor: seleção científica do trabalhador tempo padrão; trabalho em conjunto; supervisão; ênfase na eficiência.
Segundo a Adm Científica (Taylor): a organização é como uma máquina que segue um projeto predefinido; o estudo prévio dos tempos e movimentos dos operários reduz os desperdícios e aumenta a produção; a qualificação do funcionário passa a ser supérflua em conseqüência da divisão de tarefas que são executadas de maneira monótona e repetitiva;O trabalho é visto de forma fragmentada, o operário não tem a visão do todo daquilo que produz. * Um dos grandes