Paisagens Vegetais do Brasil
Paisagens Vegetais do Brasil
O Brasil apresenta distintas paisagens vegetais que variam de acordo com as características naturais e originais dos tipos de vegetações existentes no país.
O pantanal é um rico domínio vegetal brasileiro.
A palavra fitogeografia quer dizer geografia dos vegetais ou como eles estão dispersos e classificados ao longo de um território. As vegetações presentes no planeta são derivadas de uma série de elementos, tais como luminosidade, temperatura, variedade de solo e umidade.
Os elementos que mais determinam uma vegetação são o clima e o solo, esses são responsáveis pela variedade de espécies da flora. Um exemplo disso são as zonas intertropicais que, em razão do calor e da umidade, apresentam grandes florestas.
Os vegetais são distintos por causa de muitos fatores, um deles é proveniente da quantidade de água que determinadas plantas necessitam para sua manutenção. Nesse caso, existem três tipos distintos: as higrófilas, que se proliferam em ambientes com grande concentração de umidade; as hidrófilas, que representam o grupo de vegetais que é adaptado à água; e as xerófilas, que sobrevivem com a escassez de água.
No caso das vegetações presentes no território brasileiro, é bom ressaltar que o fato de estudar as coberturas vegetais do Brasil não quer dizer que essas estão com seu aspecto natural, diante disso, o que é abordado é o estudo dos aspectos vegetativos originais, pois o espaço geográfico do país vem passando por uma série de transformações para atender aos interesses e às atividades humanas.
O território brasileiro abriga uma variedade de coberturas vegetais proveniente de muitos fatores, entre os principais estão: a localização geográfica onde há uma elevada temperatura, além de possuir uma extensa área de aspecto continental, que também proporciona uma diversidade de fusos, climas, vegetações