Painel Cient Ficos
XADREZ
TRÊS ABERTURAS DO XADREZ
TURMA: 9º “SIGMA”
NATAL/RN
2015
DEFESA FRANCESA
Brancas
Geralmente jogam o lance e5, consolidando a cadeia de peões, restringindo o desenvolvimento do adversário e ganhando espaço para possíveis manobras e ataques. Os lances f4-f5 são comuns a fim de abrir a coluna f para sua torre e assim poder atacar o roque negro. Muitas vezes as Brancas sacrificam o peão de d4 e até mesmo o de e5 com intuito de ganhar tempos, estes utilizados para desenvolver rapidamente suas peças ou lançar ataques contra o Rei adversário. Podem também optar por um jogo mais posicional, o qual manobras são realizadas com planos concretos, nunca perdendo de vista a luta pela iniciativa e o rápido desenvolvimento de suas peças.
Negras
Como via de regra, as Negras costumam jogar c5, atacando a base do centro branco e iniciando assim um ataque em peso na ala da Dama. Os pontos d4 e e5 são alvos de ataque para as Negras (normalmente através dos lances c5 e f6, respectivamente), já que seu plano principal é debilitar a estrutura de peões adversária para que assim possa explorar as fraquezas permanentes das mesmas. As Negras devem tomar muito cuidado com os ataques frequentes das Brancas na ala do Rei. Devem buscar sempre a iniciativa e desviar a atenção do adversário com ataques frequentes na ala da Dama, caso contrário serão asfixiadas pelo ataque adversário. Não é raro que as Negras abram a coluna f e realizem um contra-ataque na ala do Rei, porém seu plano principal sempre será atacar na ala da Dama.
DEFESA PETROV (OU PETROFF)
Brancas
Devem contentar-se com a vantagem do lance inicial e não tentar tirar proveito rapidamente do lance 2...Cf6, já que ele é apenas diferente, não sendo, de forma alguma, fraco. Optando pela variante clássica, as brancas geralmente alcançam uma ligeira vantagem, mas tão microscópica que em um sem número de vezes leva a nulidade, com a partida terminando em empate. A variante Steinitz é a mais