Pain Is Conversores Para Motores CC
● Princípios de Funcionamento:
Com a crescente necessidade de controle preciso de velocidade, redução de custos e uso mais adequado do espaço físico, as indústrias necessitaram de fazer uso de um componente que aliassem todos as necessidades já citadas, surgindo assim os painéis conversores ca\ cc e cc\cc.
Os conversores ca\cc são basicamente compostos por uma fonte retificadora tiristorizada, que é capaz de a partir de uma corrente alternada (ca), fornecer ao motor uma corrente continua (cc) variável, e também a partir de circuitos eletrônicos que específica o chaveamento dos tiristores, o que faz com que ocorra uma velocidade constante a partir do controle da tensão aplicada.
Sendo os principais objetivos do conversor ca\cc , o controle de velocidade da máquina de corrente contínua independente da variação de carga, tal controle pode ser feito através da interface homem-máquina no conversor ou usando entradas analógicas (modo remoto).
Para se garantir o controle da velocidade se faz uso de transdutor de velocidade (tacogerador) que é acoplado no eixo do motor para se realimentar a velocidade ou pode se fazer uso em casos menos complicados da própria Fem (força contra eletromotriz) existente no motor.
No caso dos choppers (conversores cc\cc), pode se a partir de uma fonte de corrente continua, obter outra tensão cc variável, quando aplico tal tensão na armadura consegue-se um controle da velocidade da máquina. Em tal tipo de conversor ocorre o que se dá o nome de Frenagem Regenerativa, muito usado em Metrô, Trens e Ônibus Elétricos, onde a energia cinética é usada para girar o eixo do motor, que se transforma numa espécie de gerador, entregando a energia elétrica para a rede, o que aumenta o rendimento do acionamento.
O funcionamento de conversores cc\ cc se dá por meio de uma chave colocada entre a fonte cc e a carga, tal que quando a chave fizer o movimento de abrir e fechar irá gerar a condição básica para a conversão.
●