Pai Rico Pai Pobre capitulo 8
Mesmo que as pessoas tenham estudado e se alfabetizado do ponto de vista financeiro, elas ainda podem enfrentar obstáculos para se tornar financeiramente independente.
Há cinco razões para isso:
1. Medo;
2. Ceticismo;
3. Preguiça;
4. Maus hábitos;
5. Arrogância;
Razão 1 – Superar o medo de perder dinheiro.
Nunca se encontrou uma pessoa rica que nunca tivesse perdido dinheiro. Mas há uma porção de gente pobre que nunca perdeu um tostão... investindo. Todo mundo tem medo de perder dinheiro, inclusive os ricos, mas o problema não está no medo, está na maneira de lidar com as perdas. É a maneira de lidar com o fracasso que faz a diferença na vida e isso serve para qualquer coisa, não só para dinheiro. A principal diferença entre uma pessoa rica e uma pessoa pobre está em como elas lidam com esse medo.
A solução do investidor para a fobia de perder dinheiro está neste verso:
“Se você odeia risco e preocupação... comece cedo.”
É por isso que os bancos aconselham a iniciar o hábito de poupança desde a juventude, pois começando cedo será fácil ser rico. Um dos assombros do mundo é o poder dos juros compostos. Precisa começar cedo, fazer um plano de pensão e contratar um ‘consultor financeiro’ em quem confie, antes de investir. Como você lida com o medo de perder dinheiro? Os pobres e a classe média evitam o assunto. Recusam-se a discuti-lo. Os ricos recomendam pensar como os texanos, onde tudo é maior: quando ganham, ganham muito e quando perdem é espetacular. É da atitude dos texanos em face do risco, da recompensa e do fracasso que estamos falando. Se orgulham de ganhar e se gabam quando perdem.
Foi observado que os ganhos, em geral, se seguem às perdas. E as perdas são transformadas em ganhos. O fracasso inspira a ser tornar vencedor. É uma fórmula para todos os vencedores. Sempre procure transformar cada fracasso em uma oportunidade.
O fracasso inspira os vencedores. E o fracasso derrota os