Artigo do livro pai rico pai pobre
Pai Rico, Pai Pobre
O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro
Cristiane Ribeiro de Oliveira Rodrigues Ferreira
RESUMO
Neste estudo de caso de caráter qualitativo serão abordados os capítulos 1, 4, 7, 8 e 10 do livro “Pai rico, Pai pobre”. O capítulo 1 – Pai rico, Pai pobre – relata a história de Robert, um garoto de 9 anos que dizia ter dois pais: um rico e outro pobre. Um era muito instruído, o outro nem mesmo concluiu o segundo grau. Ambos foram bem-sucedidos em suas carreiras, auferindo rendas consideráveis. Porém, um deles sempre enfrentou dificuldades financeiras, e o outro se tornou o homem mais rico do Havaí. O capítulo 4 – Cuide de seus negócios – trata de explanar a diferença entre profissão e negócio, que, segundo o autor, são dois assuntos distintos. O capítulo 7 – Trabalhe para aprender, não trabalhe pelo dinheiro – mostra que mais importante do que trabalhar para ganhar dinheiro é trabalhar para aprender, pois, uma vez que expandimos nossos conhecimentos, teremos mais chances de ganharmos dinheiro. O capítulo 8 – Como superar obstáculos – trata da independência financeira e de como é importante superar obstáculos. O capítulo 10 – Ainda quer mais? – mostra a necessidade de transformarmos nossos pensamentos em ações.
Palavras–chaves: Trabalho. Dinheiro. Independência financeira. Aprendizado. Negócio.
Capítulo 1
Pai rico, Pai pobre
“Você é bem-sucedido a partir do instante em que decide ser.” (Silmar Coelho)
Trata-se da história de Robert, um garoto de 9 anos que tinha dois pais: um rico e um pobre. Ambos bem-sucedidos, mas de opiniões bem diferentes em relação a dinheiro. Contudo, um sempre enfrentou dificuldades financeiras, outro se tornou o homem mais rico da Havaí. Um morreu deixando milhões, o outro deixou contas a pagar.
A história gira em torno de dois pais – que o autor considera como seus – que acreditavam em formações diferentes. Um acreditava na formação