Padrões do PIM
O presente trabalho versa sobre a descoberta dos raios “X”, onde ocorreu, quando, quem foi o autor da descoberta e como aconteceu.
Além disso, foi abordada a importância da biossegurança e radioproteção dos profissionais, indivíduos envolvidos e o meio ambiente contra os raios ionizantes. Abordamos ainda sobre os EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual), métodos de redução da dose de radiação e principalmente o monitoramento da exposição à radiação.
1.1 - HISTÓRIA DA RADIOLOGIA A radiação X, tal como é conhecida, foi descoberta no dia 8 de Novembro de 1895, na cidade de Wusburg, Alemanha, pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Roentgen, quando fazia experiências com descargas de alta tensão em tubos contendo gases. Enquanto trabalhava em seu laboratório, ele observou que um cartão recoberto pela substância fosforescente platinocianureto de bário, que se encontrava próximo, apresentava um brilho, durante a aplicação de alta tensão da ampola. Surpreso com o fenômeno, ele recobriu a ampola com diferentes materiais e repetiu o procedimento de aplicação de tensão sobre o gás por várias vezes e à distâncias diferentes. Observando que o brilho sofria apenas pequenas alterações, mas não desaparecia, concluiu que algo “saia da ampola” e sensibilizava o papel. A essa radiação desconhecida, ele resolveu dar o nome de RADIAÇÂO X, (onde o X representa a incógnita matemática, o desconhecido).
Essa descoberta deflagrou uma série de experimentos para avaliar suas características e potencialidades de aplicação em vários ramos de atividades. O campo onde mais se encontraram aplicações foi o da MEDICINA, na área de diagnósticos por imagem. A partir do uso médico, a descoberta se espalhou rapidamente pelo mundo, e os efeitos nocivos da radiação sobre os seres vivos também foram sendo descobertos. Começou – se, então paralelamente, o estabelecimento de uma série de normas para a manipulação de equipamentos que trabalham com esse tipo de