Padrões de Distribuição de Crotalus durissus (Serpentes, Viperidae) no estado de Minas Gerais
Amanda Mourão Santos, Ana Maria Ravena Severino Carvalho, Camila Justiniana, Dayane Araujo Godinho, Ellen Alves de Miranda, Philip Russo da Silva.
Graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, russo.bio@gmail.com.
Resumo
Crotalus durissus (Lineu, 1758), popularmente conhecida como cascavel, é uma serpente das serpentes de maior importância médica, por esta razão, conhecer a sua distribuição no território se torna uma informação importante tanto ecologicamente quanto para a segurança social. A variação geográfica de uma população está intimamente ligada às características do ambiente e também aos processos históricos relacionados com o estabelecimento de cada linhagem em particular. Para que a variação geográfica seja desvendada, é preciso que cada espécie seja estudada de forma precisa e adequada, reunindo todo o material encontrado sobre a história de vida do animal. Porém, esses estudos se tornam dispendiosos e demorados, e muitas vezes para regiões pequenas, resultando em várias lacunas no que se diz respeito à distribuição geográfica de Crotalus durissus e outras espécies.
Palavras chaves: “Crotalus durissus”; “Cascavel”; “distribuição geográfica”; Introdução
As serpentes são animais temidos por parte da população no planeta, principalmente a que se refere à metade ocidental, de cultura cristã. Na cultura budista, a serpente é respeitada como animal sagrado, sendo símbolo de prosperidade (Souza,2004). De forma geral, as serpentes representam o bem e o mal em diversas culturas, sendo consideradas como símbolos de força e poder (Pizatto, 2003).
Serpentes é um grupo de animais ectodérmicos, e sua distribuição global se concentra nas regiões tropicais. No Brasil, que se encontra na região neotropical, onde se concentra grande parte das espécies de serpentes do mundo (Uetz, 2000), evidencia-se um potencial para estudos