Padrão Europeu Terrestre: DVB - T2
FACULDADE DE TECNOLOGIA
Missão/FT: Formar e aperfeiçoar cidadãos e prestar serviços atendendo às necessidades tecnológicas da sociedade com agilidade, dinâmica e qualidade.
SEMINÁRIO
Padrão europeu terrestre: DVB-T2
TT083 – Conceitos de Televisão
Nome: RA:
Sinemar Aparecido Barbosa Jr. 120150
Maria Alejandra Aguilera 117945
Professor orientador: Rangel Arthur
Curso superior: Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações
Division of Telecomunications
School of Technology - University of Campinas - Brazil
Limeira-SP 28, Agosto de 2012
Introdução
A DVB-T2 surge como um novo padrão de transmissão digital terrestre, cujo objetivo é levar a alta definição para os lares europeus, já que com o desenvolvimento da televisão digital nos Estados Unidos com a norma ATSC e depois do Brasil indicar o caminho aos restantes países da América Latina com o padrão ISDB-TB, adotado da normal japonesa, mas com especificações atualizadas e, entretanto ratificadas pelo próprio Japão.
Em muitos países europeus, telespectadores têm demonstrado interesse em adquirir serviços novos, os quais lhe permitam ter melhor qualidade e interatividade. A conversão da plataforma terrestre, analógica para digital, permitiu um aumento da concorrência no mercado de televisão, assim constatamos que plataforma de televisão digital terrestre (TDT) é considerada uma dos sistemas de transmissão mais difundida na Europa.
Em comparação com a versão anterior (DVB-T), a segunda geração proporciona um aumento mínimo de capacidade de pelo menos 25% utilizando as mesmas condições de antenas de recepção. A possibilidade de aumentar a capacidade da televisão digital terrestre é em função da multiplexação, um dos principais benefícios do padrão DVB-T2. Alguns testes confirmam que, o aumento da capacidade obtida na prática pode ser mais próximo de 70%.
I.
História
O projeto DVB foi fundado em 1993. DVB Project (Digital Video