Padrão cultural
FABRINNI GALDINO ;CLEITON LINO ;GUSTAVO ALVES ;WILLIAN BATISTA
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Padrão cultural
E.E.M.G.P 15/06/2015
Padrão cultural
Todos nós quando nascemos estamos puros em relação a padrões a serem seguidos, pois ainda não passamos pelo processo de socialização, e a única coisa de que dispomos é o instinto natural humano que segundo Freud nos leva a fazer puro e simplesmente aquilo que satisfaz as nossas necessidades naturais(Teoria do instinto).Dentro desse contexto nota-se que seria impossível viver num grupo, e note-se que o homem já percebe que a convivência em agrupamento é a forma mais viável de sobrevivência, sem que se estabelecesse padrões com os quais os indivíduos do grupo pudessem se relacionar de maneira simples e ordenada.
Partindo deste pressuposto concluímos que não há povo em que não exista pelo menos um certo número de idéias, de sentimentos e de práticas comuns. Nesse momento o ser humano objetiva que essas práticas sejam passadas de geração a geração, surgindo assim o que denominamos de elementos culturais. Nesse sentido a cultura da sociedade fornece aos seus membros modelos de comportamento social, de conduta e a esses modelos de comportamento dá-se o nome de padrões culturais.
A cultura não tem um lugar definido para ser adquirida, tudo o que se sabe é que a mesma pode ser elaborada no decorrer da existência do ser humano e segundo Funari existem costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar, não fomos nós que criamos as idéias e os costumes que determinaram o tipo de educação que recebemos quando crianças, ou seja, a cultura é concebida como algo elaborado e adquirido pelo trabalho humano em sociedade.
E a educação é um eminente instrumento tanto de aquisição como de transformação