Padr O Word Institucional
Oportunidades, perfil do consumidor desafios do país-sede da
Copa do Mundo FIFA 2014.
Cássia Laci de Campos Maister
Porto Alegre, 15 de abril 2014.
Sumário
Apresentação 3
1. Oportunidades 4
Oportunidade para o mercado de beleza, estética e bem estar 4
1.2 Oportunidades para a cidade-sede Porto Alegre (Mapa de oportunidades Sebrae/FGV) 8
Hábitos de consumo de nativos e turistas na cidade de Porto Alegre 10
2. Desafios da Copa 12
Considerações Finais 13
Referências 14
Apresentação
“Conforme estimativas da Ernest & Young, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o valor investido em obras de infraestrutura e organização do País, não somente até o final do evento mas, mais precisamente até o final das obras que o evento “incentivou” será de R$ 22,46 bilhões.”
Os dados acima demonstram que os impactos que um mega evento, como a Copa do Mundo, podem causar em um país sede vão muito além da expectativa do aumento de vendas de televisores com alta tecnologia ou de artefatos decorativos.
Estamos em meio a um complexo processo de reestruturação do país, que preparará o cenário para receber milhares de turistas que modificarão a rotina do comércio e dos negócios como um todo. É claro que junto aos turistas, é importante lembrar que os próprios moradores das cidades-sede, que estarão submergidos naturalmente em todo esse contexto, tendem a apresentar mudanças em seus hábitos de consumo.
O evento é um motivador de oportunidades para novos negócios e vai ajudar a fortalecer empresas já estabelecidas. No entanto, é fundamental que essas empresas tenham vida longa e sejam sustentáveis mesmo depois do mundial.
O presente trabalho apresentará um resumo de estudos, matérias e conteúdos disponíveis na plataforma digital que têm como tema a influência da Copa do Mundo em um país-sede.
Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados três pontos norteadores: as oportunidades geradas decorrentes do evento; os hábitos de