PAC TODOS OS MAPAS
O presente trabalho foi realizado através da analise da área do Areal, estando esta nas proximidades de Águas Claras e Taguatinga. Para a elaboração dos estudos tem-se o apoio as normas e os documentos do PDOT, PDL e PDAT. Sempre com o intuito de analisar de forma crítica as informações contidas nesses documentos e no que foi de fato observado na área de estudo.
BREVE HISTÓRICO DA ÁREA
Em 1984, Águas Claras, era um antigo setor de áreas complementares de Taguatinga, que surgiu para resolver a fixação da invasão do Areal. Como a demanda por habitação cresceu e a oferta de moradia para população de baixa renda não acompanhou proporcionalmente esse crescimento, o governo apresentou um conjunto de medidas que tinha como intuito viabilizar a construção do metrô e inserir alternativas à população que não estava ao alcance de arcar com os custos dos imóveis no DF.
O arquiteto responsável pelo projeto de elaboração de Águas Claras, tinha o intuito de atender aos propósitos sutentáveis, e de criar uma região envolta por um transporte coletivo em massa. Sua destinação a atividades residenciais de uso coletivo, se constituiu inicialmente em aproveitar ao máximo a infraestrutura já existente. O Plano Urbanístico Preliminar, elaborado em 1982, foi projetado ao longo da linha do metrô, e deveria possuir seis zonas de uso urbano: Centro Metropolitano com quarteirões centrais e uso residencia; Centros secundários, visando área de comércio e servições; Áreas de Uso Misto, compostar de quarteirões ao longo da linha do metrô; Unidades residenciais e inccorporação Planejada; Áreas Institucionais e Áreas de Equipamentos Comunitários.
Situadas na Unidade de Planejamento Territorial Oeste encontram-se a Região Administrativa de Águas Claras, Taguatinga – RA III, Ceilândia – RA IX, Samambaia – RA XII e Águas Claras – RA XX, com base nas diretrizes do Plano diretor de Ordenamento Territorial – PDOT/2009.
A região de Águas Claras, foi