Pac- projeto amazônia central
Curso de Turismo
Disciplina: Elementos da História do Brasil e do Amazonas
Prof. Pedro Marcos Mansour Andes
Acadêmico (a): Cinthia Danielle Simas Barbosa
PROJETO AMAZÔNIA CENTRAL - PAC De acordo com o vi no vídeo vou relatar a importância do Projeto Amazônia Central “PAC” para os povos amazônicos, identificar suas áreas de atuações e principais sítios arqueológicos; analisar a importância histórica e cultural da terra preta de índio; e indicar a importância dos sepultamentos e dos vestígios arqueológicos para os estudos dos povos amazônicos.
A importância do PAC para os povos amazônicos é mostrar que existiam vestígios de propriedades antes da chegada dos colonizadores, as pesquisas e descobertas fazem com que o homem mude sua maneira de pensar a relação do homem com o meio ambiente. E com as escavações que eles realizam nos sítios, eles têm como objetivo: obter materiais líticos e cerâmicos, restos orgânicos e inorgânicos que possibilitem ainda mais eles crerem que existiam ocupações pré-coloniais naquela região. E para Neves: Há sinais de que nesses dois milênios existiram por ali tribos e possivelmente cacicados, em que um líder exerceria poder sobre varias aldeias. Na Amazônia central, essa complexidade variou segundo a época. Alguns cresceram e atingiram certo grau de organização, mas, próximo a chegada dos colonizadores, começaram a diminuir até quase desaparecer.
As áreas de atuação do PAC são localizadas em uma área de estudo que engloba a área dos rios Negros e Solimões no município de Iranduba, cerca de 30 km de Manaus. Eles acham essa área uma região chave devido os rios: Negro, Solimões e Madeira, por terem grandes acessos desde chegadas dos europeus. Seus principais sítios arqueológicos são: Açutuba, Antonio Galo, Dona Stella, Hatahara, Lago do Iranduba, Lago do Limão, Lago Grande, Laguinho, Osvaldo, Paricatuba e Pilão.
A importância da terra preta de índio é provar que os povos