PA Final
O Desenvolvimento local visa promover melhorias nas condições de vida da sociedade de um determinado lugar, tais como: a inclusão, mobilização social, diversificação da economia local, inovação da gestão pública, uso consciente dos recursos naturais, dentre outros. Para que o mesmo ocorra é necessário que tenha a participação da sociedade não só como beneficiário, mas também como agente ativo em tais mudanças, ou seja, a sociedade identifica a necessidade e o Estado, planeja e cria estratégias, estabelece as mudanças e consequentemente todos usufruem de tais melhorias. Reforçando-se assim o conceito de desenvolvimento local amparado por três pilares: Estado, Mercado e Participação Social, sustentando e impulsionando em sua esfera individual e coletiva.
O presente trabalho tem como objetivo abordar o tema Desenvolvimento local, mais precisamente desenvolver ações de revitalização que promovam o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região do Barro Preto, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A escolha do Barro Preto se justifica pela importância da região para a cidade e também por ser onde a comunidade acadêmica, e por ventura os estudantes responsáveis pelo trabalho, se encontram. Assim sendo, leva-se em consideração o fato de que os indivíduos são, ao mesmo tempo, agente e beneficiário, nada mais condizente que estar junto deles para compreender e propor ações dentro do processo. Entende-se que, para promover o desenvolvimento de um determinado local e assegurar a qualidade de vida da população é necessário buscar melhorias socioeconômicas, incentivando a participação ativa da sociedade e valorizando os recursos locais, visando estimular o que já existe de positivo e implantar melhorias nos pontos mais precários, mantendo uma estrutura que sustente a economia local e supra as necessidades da mesma.
Ao voltar o olhar para a revitalização, ou como preferem propor alguns autores, requalificação urbana, buscam-se valer de todos esses fatores