P7
O trabalho proposto tem como objetivo preparar e padronizar solução de nitrato de prata utilizando o método de Mohr, preparar e padronizar solução de tiocianato de potássio e determinar o teor de oxalato em uma amostra através do método de Volhard.
II. RESULTADOS E DISCUSSÃO
MÉTODO DE MOHR
Preparo da solução aproximadamente 0,1 mol/L de nitrato de prata
A solução de 0,1 mol/L de nitrato de prata já havia sido preparada antes que começássemos a prática.
Padronização da solução de nitrato de prata
Todo o procedimento de padronização foi realizado duas vezes.
Pesou- se cerca de 0,1000g (m1) e 0,1211g (m2) de NaCl previamente seco em um erlenmyer de 120 mL. Adicionou-se cerca de 20 mL de água destilada para solubilizar completamente o sal. Verificou-se o pH do meio, que deveria estava em torno de 7,0.
Adicionou-se 1 mL de solução de K2CrO4 5% (m/v) como indicador.
Titulou-se lentamente com a solução a ser padronizada de nitrato de prata. O ponto final da titulação foi determinado pelo aparecimento de coloração avermelhado permanente no precipitado. O volume de AgNO3 consumido na primeira titulação foi de 17,60mL (V1) e de 21,53mL (V2) na segunda.
Cálculo da concentração exata da solução de AgNO3 em mol/L:
MMNaCl = 58,443g/mol
Levando em consideração a pureza do sal que era de 99%:
Daí temos que .
MÉTODO DE VOLHARD
Preparo e padronização da solução de KSCN de concentração aproximadamente 0,1 mol/L
Todo o procedimento de padronização foi realizado duas vezes.
Preparou-se 500 mL de uma solução 0,1 mol/L de KSCN. Pipetou-se 10 mL de solução de AgNO3 padronizada e transferiu-se para um erlenmeyer, adicionou-se 2,5 mL de HNO3 6 mol/L e 0,5 de solução indicador de Fe3+.
Titulou-se com solução de KSCN até aparecimento da coloração avermelhada permanente na solução. Agitou-se vigorosamente durante a titulação. O volume de KSCN consumido na primeira titulação foi de 9,89mL (V1) e de 10,09mL (V2) na segunda.
Daí temos