OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS:OBTENÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO A PARTIR DO ÁLCOOL BENZÍLICO
CURSO DE FARMÁCIA
QUÍMICA ORGÂNICA
“OXIDAÇÃO DE ÁLCOOIS:OBTENÇÃO DO ÁCIDO BENZÓICO A PARTIR DO ÁLCOOL BENZÍLICO”
Alunos: Carolina Soares Gabriel Araújo Jacqueline Cristiane Marcela Ramos
Professora: Ednéia P. Dorneles
Uberaba,09 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
O produto formado a partir da oxidação de álcoois depende do agente oxidante empregado e da natureza do álcool de partida(álcool primário, álcool secundário ou álcool terciário).
Os álcoois primários, por oxidação controlada, produzem aldeídos. A oxidação é feita com uma solução de dicromato de potássio (k2Cx2O7) em água em meio ácido. Uma vez que os aldeídos são facilmente oxidados aos ácidos carboxílicos correspondentes, deve-se remover o mais rápido possível o aldeído que vai ser formado através de uma destilação.
Uma oxidação mais energética utilizando uma solução de permanganato de potássio com aquecimento e meio ácido produz o ácido carboxílico.
Os ácidos carboxílicos são compostos caracterizados pela presença do grupo carbóxilo. Este grupo confere polaridade á molécula assim como também possibilita o estabelecimento de pontes de hidrogênio com outras moléculas de iguais propriedades.
Os ácidos secundários sofrem oxidação, produzindo cetonas. Como agente oxidante normalmente se utiliza uma solução de K2Cr2O7 + H2SO4 (mistura sulfônica). Pode-se utilizar, alternadamente, CrO3 em ácido acético glacial; CrO3 em pirimidina ou ainda uma solução de KMnO4 á quente.
Os álcoois terciários não se oxidam em condições alcalinas ou em presença de ácido. Estes álcoois são rapidamente desidratados formando alcenos.
O ácido benzoico é um composto classificado como ácido carboxílico.Este ácido fraco e seus sais são usados como conservantes de alimentos. Seu anel aromático é similar ao de benzeno e é o mais simples ácido carboxílico aromático. Apresenta-se como um sólido cristalino