Ovid's exile
5397 palavras
22 páginas
VI SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E EDUCAÇÃO DA FEUSPTEMA: A CIDADE ANTIGA E A EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO ROMANA E OS TEXTOS LITERÁRIOS LATINOS
Zelia de Almeida Cardoso (USP)
1. Poesia e educação no mundo clássico
Tanto na Grécia, como, mais tarde, em Roma, a poesia desempenhou importante função na formação dos jovens e na transmissão de conhecimentos. Desnecessário falar do papel representado pelos aedos1, cantores itinerantes que percorriam o mundo grego, numa época dominada ainda pela oralidade, declamando ou entoando poemas, cantados ao som de instrumentos musicais, sobretudo de cítaras, para divulgar dados culturais importantes e possibilitar-lhes a permanência. Intimamente vinculada à música, e só tardiamente dela libertada, a poesia garantiu, por meio dos versos, a quase total imutabilidade da frase, subordinando-a a esquemas rítmicos-métricos rígidos que praticamente a congelavam e, por outro lado, facilitavam a memorização. Mitos, fatos históricos, tradições, personagens, costumes, tudo isso foi preservado para a posteridade, graças à poesia que, depois de longa vida como manifestação exclusivamente oral, encontrou, na escrita, mais um recurso para assegurar sua longevidade.
Poemas épicos, como a Ilíada e a Odisséia, que apresentam nítidas marcas de oralidade e registram um sem-número de informações, só foram compilados muito tempo após sua composição, passando, então, a ser utilizados não mais apenas como fonte de prazer estético e entretenimento, mas, sobretudo, como material didático empregado nas escolas. Por meio desses textos os alunos eram alfabetizados e entravam em contato direto com a literatura sob todos os seus aspectos.
Em Roma, a situação foi um pouco diferente. Da poesia oral, que também existiu e que, como a grega, teve sua importância como veículo de divulgação de conhecimentos, restou pouca coisa: algumas referências esparsas, não raro baseadas em suposições. É possível, por exemplo, que os cânticos heróicos entoados em