otodontia
1613 palavras
7 páginas
Restabelecer Dimensão verticalAtravés do ajuste oclusal
Procedimentos reabilitadores são cada vez mais procurados pelos pacientes da clínica odontológica, em busca de conforto, estética e função. Um grande número de possibilidades terapêuticas tem sido empregadas, desde os tratamentos mais simples com a reposição de um único elemento até casos mais complexos que envolvem a confecção de próteses totais ou a reposição de vários elementos, incluindo as próteses sobre implante.
À medida que os casos se tornam mais complexos, aspectos relacionados com o restabelecimento da oclusão do paciente necessitam ser observados, incluindo o restabelecimento da dimensão vertical de oclusão (DVO), definida como sendo a distância vertical entre dois pontos, sendo uma na maxila e uma na mandíbula, quando as superfícies oclusais estão em contato. O restabelecimento da DVO é considerado um dos procedimentos mais desafiadores e complexos dentro dos procedimentos restauradores. O passo mais importante na reconstrução de uma prótese total é o registro da correta relação vertical e horizontal da mandíbula com a maxila, para o correto restabelecimento da mastigação, da fonética e da aparência. As relações verticais estão correlacionadas com as horizontais e o sucesso ou falha da prótese total depende do registro apropriado de ambas. Uma DVO aumentada ou diminuída pode trazer danos permanentes ou passíveis de recuperação ao paciente, tanto relacionados com a função mastigatória, muscular, articular e com a fonética e a estética, e sua alteração com relação à diminuição pode estar relacionada principalmente com o desgaste ou ausência de elementos dentários e o seu aumento pela confecção de trabalhos protéticos mal executados.
É propósito desta revisão da literatura, discutir aspectos relacionados com os danos causados pela alteração da DVO, os métodos para a sua determinação e as técnicas para o seu restabelecimento, buscando o sucesso da reabilitação protética. As alterações