Otimização bd
Data: Segunda, outubro 16 @ 13:22:32 BRT
Tópico: Artigos
Olá, primeiramente, gostaria de agradecer os comentários e e-mails que recebi, gostei mesmo e espero que continuem, pois o intuito destes artigos não é falar o que é certo ou errado e sim aprender mais e mais...
Estou escrevendo a parte 2 do artigo, mas ainda tem mais!!!
2.4. Entenda o que são Variáveis de Ligação (Bind Variables)
As variáveis de ligação (bind) permitem que uma instrução SQL seja preparada uma única vez pelo banco de dados e executada inúmeras vezes, mesmo com valores diferentes para estas variáveis. Esta economia na fase de preparação a cada execução representa um ganho de eficiência (tempo e recursos) na aplicação e no servidor de banco de dados.
Além disso, variáveis de ligação facilitam a validação de tipo de dados dos valores de entrada fornecidos dinamicamente e evitam os riscos de vulnerabilidade de segurança e integridade existentes quando se constrói uma instrução SQL por concatenação de strings (Select Dinâmico). Assim, este recurso traz também robustez e segurança à execução de SQL nas aplicações.
Portanto, há grande importância e vantagens no uso de SQL preparados e variáveis de ligação (bind) nas aplicações interagindo com bancos de dados, especialmente quando envolvem valores dinâmicos e parâmetros fornecidos pelo usuário, de forma que este recurso deve ser utilizado sempre, tratando-se de boa prática de programação, portanto minha dica é que usem e abusem de bind variables !!! 2.5. Escreva SQL´s idênticos em suas aplicações
Tire toda a vantagem do uso de variáveis de ligação (Bind Variables), stored procedures e packages quando possível. Os benefícios de Sqls idênticos incluem a redução de uso de memória no servidor do banco de dados como a execução de consultas mais rápidas, pois não é necessária a fase de "parse" durante a execução do comando. Por exemplo, estes SQL's não são iguais:
Exemplos:
select *