ossos
O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.
Os ossos formam o sistema esquelético de todos os animais vertebrados, desempenhando muitas funções: sustentação dos tecidos moles, proteção de órgãos, mobilidade, armazenamento e liberação de minerais na corrente sanguínea, produção de células do sangue e reserva de energia (triglicérides). O esqueleto humano é formado por 206 ossos.
Eles são classificados de acordo com sua forma: ossos longos, com comprimento maior que a largura, composto de grande quantidade de tecido ósseo compacto e pequena quantidade de osso esponjoso nas epífises; ossos curtos, com comprimentos e larguras praticamente iguais e compostos por osso esponjoso e uma fina camada de tecido ósseo compacto; ossos planos ou laminares, compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto com osso esponjoso entre elas.
Funcionamento
São os ossos que dão suporte aos músculos do corpo, funcionando com cartilagens e juntas como um sistema de alavancas. Também protegem os principais órgãos do corpo, como o cérebro, os pulmões e o coração, além de servirem como reserva de minerais, especialmente de cálcio e fósforo.
Alguns ossos possuem tutano, a medula amarela que é constituída por células adiposas, atuando como uma despensa de gordura para o organismo. Outros ossos, como o crânio e a coluna, são preenchidos com medula óssea vermelha, onde são produzidas hemácias, leucócitos e plaquetas.
Curiosidades
No corpo humano, o esqueleto feminino é diferente do esqueleto masculino. Nos homens, os ombros são mais largos e o tórax é maior, a pelve é mais estreita e o comprimento das pernas representa 56% da altura, ao passo que nas mulheres representa 50%. Além disso, enquanto o esqueleto adulto é formado geralmente por