Ossos do Cranio
A Cabeça óssea inclui tanto os ossos faciais quanto os cranianos. Os ossos do crânio envolvem e protegem o encéfalo e suas estruturas associadas, os órgãos do sentido. Os ossos do crânio são unidos de maneira imóvel por saturas, ou linhas de junção. O crânio nos adultos é formado por 8 ossos.
Frontal
Parietais Pares
Temporais Pares
Occipital
Esfenoide
Etmoide
O esqueleto da face forma a parte anterior do crânio contendo às órbitas e as cavidades nasais e inclui a maxila e a mandíbula. Possui 14 ossos.
Lacrimais
Ossos Nasais
Maxilas
Zigomático
Palatinos
Conchas Nasais Inferiores
Mandíbula
Vômer
Esqueleto Apendicular
Cada membro superior é composto de braço, antebraço, pulso e mão. O osso do braço –úmero – articula-se no cotovelo com os ossos do antebraço: rádio e ulna. O pulso constitui-se de ossos pequenos e maciços, os carpos. A palma da mão é formada pelos metacarpos e os dedos, pelas falanges. Cada membro inferior compõe-se de coxa, perna, tornozelo e pé. O osso da coxa é o fêmur, o mais longo do corpo. No joelho, ele se articula com os dois ossos da perna: a tíbia e a fíbula. A região frontal do joelho está protegida por um pequeno osso circular: a rótula. Ossos pequenos e maciços, chamados tarsos, formam o tornozelo. A planta do pé é constituída pelos metatarsos e os dedos dos pés (artelhos), pelas falanges. Os membros estão unidos ao corpo mediante um sistema ósseo que toma o nome de cintura ou de cinta. A cintura superior se chama cintura torácica ou escapular (formada pela clavícula e pela escápula ou omoplata); a inferior se chama cintura pélvica, popularmente conhecida como bacia (constituída pelo sacro - osso volumoso resultante da fusão de cinco vértebras, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix, formado por quatro a seis vértebras rudimentares fundidas). A primeira sustenta o úmero e com ele todo o braço; a segunda dá apoio ao fêmur e a toda a perna.
Membro Superior
Cintura escapular.
Constituição: clavícula e omoplata.
Funções da