Osmose jones
No presente trabalho iremos abordar o sistema cardiovascular, é composto principalmente pelo coração vasos sanguíneo e o sangue. É o principal suporte para o meio de sobrevivência do organismo, servindo de transporte tanto para alimentação celular, quanto para excreção das mesmas.
O coração possui quatro cavidades, elas são divididas em átrios e ventrículos.
Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, por onde circula o sangue.
O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituído de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares.
SISTEMA CARDIOVASCULAR A importância fisiológica do sistema cardiovascular decorre do fato de que seu funcionamento regula a circulação sangüínea, que transporta as substâncias geradas ou absorvidas pelas células para os lugares onde devem ser utilizadas e elimina aquelas que já não são necessárias para o organismo.
Essencialmente, o sistema cardiovascular consta de um tubo fechado através do qual o sangue flui em duplo circuito. Suas estruturas principais são o coração, músculo que atua como bomba e impulsiona o sangue por todo o circuito; as artérias, vasos de paredes grossas que tansportam o sangue a partir do coração; as veias, vasos de paredes delgadas que devolvem o sangue ao coração; e os capilares, diminutas conexões entre as artérias e as veias, por meio dos quais se realiza a troca das substâncias nutritivas e os resíduos entre o sangue e os tecidos. Figura.1 O CoraçãoO sistema cardiovascular só é necessário para os animais de certo tamanho e complexidade, já que, nos de estrutura mais simples, a mera difusão se revela adequada. Disso resulta que o sistema circulatório se tenha desenvolvido unicamente nos invertebrados mais evoluídos e nos vertebrados, e só nestes últimos tenha alcançado uma organização complexa. Através do sistema circula um fluido, o sangue, que pode ou não ser de cor vermelha, e