Osciladores Senoidais
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Laboratório de Eletrônica
Experimento #3
Oscilador Senoidal
Alunos: Filipe Rafael Farias de Sá Larissa Diniz
Professor: José Gutemberg de Assis Lira
Campina Grande, 01 abril de 2013
1. Objetivos
1.1 Objetivos Gerais O terceiro experimento do Laboratório de Eletrônica, sobre Osciladores Senoidais, objetiva a verificação das condições de Barkhausen utilizando amplificadores operacionais a fim de observar as características do oscilador tais como: frequência, amplitude, distorção e estabilidade. Vale salientar a importância da prática e a analise experimental acerca dos circuitos observados em sala de aula, bem como a verificação do funcionamento na prática, tal qual a descrição teórica.
1.2 Objetivos Específicos
Especificamente as montagens serão projetos de um oscilador senoidal por deslocamento de fase, primeiramente de três secções e depois de duas secções, e um circuito oscilador de Ponte de Wien com controle de amplitude.
2. Introdução Teórica O amplificador operacional é um dispositivo cujo principal uso é o da amplificação de tensões, sendo um dos componentes mais versáteis da eletrônica e que possibilita a aplicação em osciladores senoidais, esse por sua vez bastante empregados em equipamentos eletrônicos. A principal característica do oscilador é o fornecimento de uma tensão de saída sem a necessidade de uma entrada, utilizando a realimentação positiva. Observa-se que tal circuito acaba sendo um conversor de uma tensão contínua para alternada. A seguir temos uma breve introdução teórica dos circuitos montados nesse experimento.
Oscilador por deslocamento de fase três secções: O circuito consiste em três secções de RC conectado a um amplificador inversor formando um oscilador senoidal por deslocamento de fase.
Para que o circuito oscilador funcione é necessário que