Oscar Niemeyer
Formou-se em 1935, pela Escola de Belas-Artes da universidade do Brasil.
Foi um dos arqµitetos do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro e do pavilhão brasileiro da Feira Mµndial de Nova York. Projetou- um grupo de construções num subúrbio de Belo horizonte, bancos e edifícios públicos em várias cidades.
É autor do projeto da famosa Igreja de Pampulha. Foi um dos dez arquitetos incumbidos do projeto da sede das Nações Unidas, em Nova York, em 1947.
Niemeyer projetou o conjunto arquitetônico do Ibirapuera em São Paulo, construído por ocasião do quarto centenário da cidade, em 1954, Dirigiu o planejamento geral de Brasília, tendo praticamente um exposição a céu aberto na capital federal do Brasil. Também foi convidado a projetar cidades em vários países do mundo.
Em 1967, seu nome esteve em evidência, quando a Aeronáutica recusou o seu projeto de aeroporto internacional para supersônicos, em Brasília. Nesse mesmo ano ganhou, no México, o Prêmio Benito Soarez Filho.
Oscar Niemeyer faleceu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos; em decorrência de uma infecção respiratória. Em mais de 80 anos de carreira, Oscar Niemeyer deixou mais de 500 projetos pronto e um grande legado de projetos 100% completos para ser erguidos entre as obras executadas de Oscar Niemeyer estão:
- O museu dos 3 pandeiros, apelido que batiza a obra é o projeto mais recente do arquiteto Oscar Niemeyer enquanto ainda estava com vida. Orçado em 10 milhões de reais foi construído pela universidade estadual da Paraiba nos ultimos 3 anos.
São 126 painéis de vidro que refletem a beleza do Açude Velho, cartão postal de Campina Grande.
O museu vai receber obras da cultura popular nordestina e trabalhos de artistas paraibanos farão parte do acervo. Além de uma sala de artesanato e outra de música o prédio conta com uma terceira dedicada a obras de literatura de Cordel e