Os Virus
Alunos: Samuel, Thiago, Gustavo, Victor Data: 13/05/14.
Biologia
Trabalho apresentado e desenvolvido para disciplina de Biologia, como parte da avaliação referente a I unidade, e solicitado pela professora Rita.
Teixeira de Freitas – BA
2014
Introdução
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Desenvolvimento
Estrutura dos vírus
Vírus são partículas infecciosas, de natureza nucleoproteica, de dimensões geralmente inferiores a 0,2 micra e, consequentemente, filtráveis em filtros bacteriológicos e visíveis somente ao microscópio eletrônico. São parasitas intracelulares obrigatórios, formando geralmente só em presença de células vivas e dão facilmente lugar a mutações. Induz a célula parasita a formar réplicas, tanto do ácido nucleico como da capa proteica.
A organização estrutural das partículas de vírus, evidenciada pela técnica da difração de raios-X e complementada por outros métodos físicos e químicos, mostra configurações estridimensionais que admitem os seguintes tipos de simetria: cúbica, helicoidal e binária.
Um vírus é composto de ácido nucleico (DNA ou RNA) e uma parede de proteína. Os ácidos nucleicos se localizam no interior das proteínas. O envoltório proteico se dá o nome de capsídeo, o qual, por sua vez, é formado pelos capsômeros, unidades estruturais simétricas dispostas em ordem determinada.
O capasídeo mais o ácido nucleico é o nucleocapsídeo. Virion é a partícula madura do vírus e pode ser sinônimo de nucleocapsídeo ou nucleocapsídeo dentro de um invólucro. Invólucro é uma membrana de origem celular que pode envolver o capsídeo.
O termo vírus se aplica num sentido mais amplo, incluindo os diferentes estágios do seu desenvolvimento.
O material