os três porquinhos
Os Três Porquinhos Introdução O ambiente pedagógico é um lugar de fascinação e criatividade, onde a invenção dá asas à imaginação. A leitura está presente no nosso dia a dia mesmo que não percebamos, onde ela nos proporciona momentos de lazer e abre portas para o conhecimento.
Justificativa
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. A leitura permite ao leitor manipule e envolva-se em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Mas, não há literatura sem leitor, e o texto nunca é o mesmo, porque provoca cada um de modo diferente.
A literatura é muito importante em todas as fases da vida, porém é primordial durante a infância, pois nesta fase a criança está criando seu vocabulário, desenvolvendo a linguagem, o gosto estético e processando imagens novas, de lugares e coisas antes desconhecidas.
A apreciação de contos clássicos dá incentivo à imaginação e como recurso discursivo favorece na organização do pensamento.
A literatura infantil sempre deve estar vinculada ao prazer para que a criança possa querer ouvir histórias, querer ler e manusear livros, desenhar, brincar com os enredos de forma espontânea e livre.
“O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, história inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada.” ( ABRAMOVICH, Fanny )
Objetivos
• Despertar o interesse e o gosto pela leitura.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros;
• Levar as crianças a compreenderem o universo