Os Tipos de Globalização
A globalização caracteriza-se pela expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais, pela aceleração das transações econômicas envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras que ultrapassam as fronteiras nacionais.No mundo globalizado, as distâncias geográficas não existem cada vez mais os países estão interligados, e as pessoas fazem viagens a negócios ou turismo, ou seja, não existe mais o “longe - perto”. Por sua vez os países desenvolvidos em grande parte são os “Globaliza dores” e os países subdesenvolvidos os “Globalizados”, ou seja, as empresas multinacionais estão sendo instaladas em novos mercados, novos países, que consequentemente globalização a região onde estão sendo instaladas. A política é o ramo da vida coletivo menos globalizado. Pois os cidadãos continuam preocupados com as eleições nacionais, os regimes políticos mantiveram-se bastante diferenciados, ou seja, se existe uma diversidade entre produtos no mercado na economia nacional, no âmbito da geopolítica essa complexidade é ainda maior. Como defender a ideia do fim do Estado Nacional, se considerarmos que 75% da população mundial vivem em cerca de 25 países com mais de cinquenta milhões de habitantes e que estas populações continuam dependendo dos serviços fornecidos pelos seus governos, ou seja, não temos como acreditar na globalização da política.
Os Tipos de Globalização
Como o declínio do socialismo e a formação do mundo multipolar, muitos países, antes socialistas, passaram a adotar a economia de mercado.
O processo de globalização está extremamente ligado às revoluções tecnológicas, porque foram elas que deram dinamismo e rapidez ao mercado. As tecnologias que podem ser deferidas a essa questão está principalmente nas telecomunicações e no transporte, nas telecomunicações houve um desenvolvimento muito grande nas telefonias (telefones fixos, fax e celulares que