Os temas da microeconomia
O Rolling Stones afirmou certa vez que não se pode conseguir sempre aquilo que se deseja. Isso é verdade. Para muitas pessoas (inclusive para Mick Jagger), a existência de limites para o que se
querem ter ou fazer é um fato da vida que foi aprendido na infância. para os economista,entretanto,isso pode ser uma obsessão.
A microeconomia trata, em grande parte, de limites - da renda limitada que os consumidores podem gastar em bens e serviços, de orçamentos e tecnologia limitados que as empresas podem empregar para produzir bens, do número limitado de horas que os trabalhadores podem dedicar ao trabalho ou ao lazer. Mas a microeconomia também trata de como tirar o Maximo proveito desses limites.
Trade-offs
Nas modernas economias de mercado, consumidores, trabalhadores e empresas têm muito mais flexibilidade e poder de escolha na alocação de recursos escassos. a microeconomia descreve os trade-offs com que consumidores, trabalhadores e empresas se deparam e mostra como esses trade-offs podem ser resolvidos da melhor maneira.
Consumidores _ os consumidores tem renda limitada, a qual pode ser gasta em uma ampla variedade de bens e serviços ou poupadas para o futuro. descreve como os consumidores,com base em suas preferências, maximizam o próprio bem-estar optando por compra mais unidades de determinado bem e, em contra-partida, adquirir menos de outro.
Trabalhadores _ os trabalhadores também enfrentam restrições e fazem escolhas (trade-offs). em primeiro lugar,as pessoas tem de decidir se e quando devem fazer parte da força de trabalho. Os tipos de empregos-assim como os níveis de salário-disponíveis para um trabalhador dependem em parte de seu nível educacional e das habilidades que adquiriu. assim ,uma pessoa tem a opção de trabalhar agora (obtendo,desse modo,um rendimento imediato) ou continuar estudando (na esperança de obter uma renda melhor no futuro).
Empresas_ as empresas também encontraram limitações em relação