Os Sofistas e a import ncia da ret rica na sociedade grega
Palavra – chave: sofística, verdade, retórica.
Problema – A importância da sofística para a Filosofia e para o Ocidente.
Filosofia para que? A filosofia não tem um prático muito específico, mas sim um subjetivo. Através dela, aprendemos a pensar de maneira crítica, a buscar a verdade concreta sobre as coisas. Aprendemos a solucionar problemas, a chegar a conclusões sobre vários assuntos que se colocam frente a nós, e assim passamos a construir conhecimento e pensamentos que servem para nos guiar em nossas trajetórias. O sentido original é bem mais modesto e designa, de fato, a postura do verdadeiro filosofo que nunca se considera possuidor do saber, mas apenas alguém que está sempre em busca do conhecimento e da verdade das coisas.
“A filosofia é diferente da ciência e da matemática. Diferentemente da ciência, não se baseia em experimentos ou na observação, mas apenas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A filosofia é feita simplesmente por meio do questionamento, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como os nossos conceitos realmente funcionam”. (Thomas Nagel)
(...) a filosofia , propriamente falando , não é passível de nenhuma definição : não podemos referi-la a qualquer outra coisa nem tampouco deriva-la de algo . o que seja a filosofia só é possível saber vivendo-a experimentando-a como atividade pensante . Esse é o ponto de partida sem a qual jamais se poderá ter uma ideia do que seja filosofia . (...)
A admiração, a dúvida e a perplexidade.
Os Sofistas e a importância da retórica na sociedade grega
Palavra – chave: sofística, verdade, retórica.
Problema – A importância da sofística para a Filosofia e para o Ocidente.
A Filosofia nasce na Grécia antiga envolvida numa grande aura de mistério,