os rins
A origem dos cálculos nem sempre é conhecida, não obstante, sabe-se que muitos alimentos promovem sua formação em pessoas mais susceptíveis. A pouca ingestão de líquidos também é apontada como colaborador.
Histórico de cálculo renal na família pode indicar uma tendência hereditária. Infecções urinárias, distúrbios renais e metabólicos também estão relacionados com a sua formação.
Sintomas do Cálculo Renal
Algumas pessoas não percebem a existência do cálculo renal, por esses, em alguns casos, serem expelido junto com a urina ou por não causarem dilatação das vias excretoras. No entanto, quando se trata de formações que ficam preso nas vias urinárias causando as famosas dores agudas no dorso ou abdômen inferior.
Tratamento do Cálculo Renal
O tratamento do cálculo renal tem como objetivo diminuir as complicações e a dor. A presença do cálculo nas vias urinárias, pode causar sangramento, infecções graves, pionefrose e até mesmo a perda da função renal. Quando observamos pequena possibilidade de complicações iniciamos tratamento medicamentoso que pode ser com uso de analgésico, antibióticos ou mesmo uso de medicamentos que alterem o pH urinário para evitar o aumento ou mesmo diminuir o cálculo.
Litotripsia Extracorpórea
A Litotripsia extracorpórea é feita por nossos médicos que são especializados em cálculos renais.
Como funciona a Litotripsia
Durante o tratamento, o paciente permanece deitado em uma cama que se move em todas as direções. Através de um sistema duplo - Raios-X e Ultrassom -, inteiramente computadorizado, os cálculos são localizados com absoluta precisão e passam a ser atingidos pelas ondas de choque eletro-hidráulicas até a sua completa destruição, em geral, sem necessidade de anestesia, eventualmente com analgesia em situações especiais. Os cálculos pulverizados são eliminados pelas vias naturais, em curto espaço de tempo.
Como é feito o acompanhamento médico
Os pacientes podem ser