Os problemas do descarte de medicamentos
Passo Fundo
2013
INTRODUÇAO
Com o presente trabalho pretendo discorrer sobre as reações químicas que podem ocorrer nos remédios quando seu descarte é feito de forma inadequada e no meio ambiente, também buscarei esclarecer sobre seus benefícios ou malefícios para o meio ambiente, ou seja, para fauna e flora e microrganismos. E ainda sobre se há e como é realizado o descarte de medicamentos no município de Passo Fundo.
Para que entendamos as consequências do descarte incorreto de medicamentos na natureza se faz necessário que saibamos porque ele ocorre, o que leva ao acumulo de resíduos químicos no meio ambiente, qual a responsabilidade da sociedade e do poder publico na correta destinação de medicamentos ao descarte, legislação ambiental nos níveis federal, estadual e municipal no que tange ao descarte de medicamentos, sejam vencidos ou não utilizados , órgãos competentes para fiscalizar a correta destinação desses resíduos e a quem cabe a analise das consequentes reações químicas possíveis de serem percebidas na natureza decorrentes da acumulação de tais resíduos na meio biótico.
E ainda esclarecer se há e como é feito no município de Passo Fundo o descarte e destinação do lixo farmacológico, o que diz a legislação do município e verificar quem faz a coleta dos resíduos de medicamentos onde são descartados, se o descarte é correto, elucidar se há aterro sanitário adequadamente preparado e pronto para receber esses medicamentos provenientes do descarte. Demonstrar se a legislação existente no município é eficaz e a quem cabe fiscalizar se ela esta sendo cumprida, nas farmácias quem são os responsáveis pelo descarte, de que forma ele é feito. Buscar saber quais ações precisam ser feitas para conscientizar a população do quão importante é a preocupação com o correto descarte de medicamentos e seus derivados tanto vencidos quanto os que já não nos servem