os principais grupos de plantas
As plantas não são todas iguais como muitas pessoas pensam e por isso mesmo são dividida em grupos. Todas as plantas pertencem ao reino Plantae (também chamado de Metaphyta), porém, dentro do seu reino existem grupos em que estão as plantas que possuem características em comum.
Criptógama
Essa palavra pode ser desmembrada em cripto (que significa escondido) e gama (que significa gameta – uma estrutura reprodutiva). Dessa forma a palavra significa algo como planta que possui a sua estrutura reprodutiva escondida, basicamente a semente.
Plantas criptógamas são aquelas que não apresentam flores ou sementes. Pertencem a este grupo as plantas briófitas (musgos e hepáticas), chamadas criptógamas avasculares por não apresentarem vasos condutores, e as pteridófitas (samambaias, licopódios, selaginelas), que são criptógamas vasculares por apresentarem vasos liberianos e lenhosos para condução da seiva elaborada e bruta, respectivamente.
Fanerógama
A palavra Fanerógama é composta por fanero que significa visível e por gama que tem relação com gameta. As plantas que pertencem a esse grupo têm a sua estrutura reprodutiva visível, ou seja, são plantas que possuem sementes.
Plantas fanerógamas são aquelas que produzem flores (ou estróbilos) e sementes. Elas se dividem em gimnospermas e angiospermas. As gimnospermas apresentam estróbilos, têm sementes nuas e os principais representantes são os pinheiros. As angiospermas são as fanerógamas que produzem frutos e se dividem, por sua vez, em monocotiledôneas e dicotiledôneas. Embora o termo "fanerógamas" seja utilizado ainda hoje (foi proposto no fim do século XIX), ele não corresponde a uma categoria taxonômica formal, como filo ou classe. Atualmente, as plantas fanerógamas são chamadas de plantas vasculares ou traqueófitas. Elas possuem vasos condutores de seiva, ao contrário das atraqueófitas, que são as briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias).
Gimnosperma
A