Os Portugueses
Portugal é famoso pelos seus exploradores e navegadores que viajaram pelo mundo inteiro durante os Descobrimentos. Vasco da Gama deu a conhecer novas rotas comerciais marítimas que ligaram a Europa à Índia, enquanto Fernão de Magalhães foi o primeiro a realizar a circum-navegação do globo. Os nomes portugueses mais influentes nas artes incluem os poetas Luís de Camões e Fernando Pessoa.
Um dos aspectos mais venerados da cultura portuguesa é o Fado, um estilo de música que emergiu no bairro de Alfama, em Lisboa, mas que também marca presença na vida universitária de Coimbra. Apreciado em todo o país como a expressão mais pura da saudade portuguesa, esta melodia suplicante e melancólica tem um toque profundo e apaixonado, pelo que ainda é hoje cantado nas Casas de Fado, acompanhado por guitarras portuguesas.
O fado “Casa Portuguesa”, um dos mais famosos imortalizados pela voz de Amália Rodrigues, versa assim: “Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa, e se à porta humildemente bate alguém, senta-se à mesa co’a gente”, numa clara referência ao espírito da hospitalidade lusa – um povo humilde, simpático e sempre acolhedor.Os Portugueses São Profundamente VaidososOs Portugueses são profundamente vaidosos. Quando me dizem que eu sou muito vaidosa, eu, nisso, sinto-me muito portuguesa. Quando, por exemplo, os Franceses me dizem, com uma linguagem muito catedrática, «eu conheço muito bem os Portugueses através de toda essa onda de emigração, eles são muito humildes e dizem que o lugar onde gostariam de morrer seria em França», eu digo «tenha cuidado, o português mente sempre. É como o japonês, mente sempre.» Porque tem receio de mostrar o seu complexo de superioridade. Ele acha que é imprudente e que é até disparatado, mas que faz parte da sua natureza. Portanto, apresenta uma espécie de capa e de fisionomia de humildade, modéstia, submissão. Mas não é nada disso, é justamente o contrário. Houve épocas da nossa História em que a sua