os paises do mundo
HIDROGRAFIA Dois rios e seus respectivos vales se destacam no Nordeste:
São Francisco: nasce no estado de Minas Gerais e depois ruma para norte atravessando a Bahia, tendo seu vale como limites naturais a Serra do Espigão a oeste e a Chapada Diamantina a leste.
Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una.
ECONOMICOS
Predomina o setor primário - agricultura e pecuária - ao lado de uma forte concentração de renda. Mais da metade de sua população recebe menos de meio salário mínimo brasileiro por mês. As secas, além das perdas na produção agrícola e pecuária, também provocam redução da renda das famílias, perda de postos de trabalho e êxodo rural.
Agricultura destacamos os cultivos tradicionais de cana-de-açúcar (Alagoas, Pernambuco e Paraíba), algodão (Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte), tabaco (Bahia) e caju (Paraíba, Ceará). No entanto, seus métodos de produção não são tão modernos quanto nos estados da região Sul e em São Paulo. Também destacamos a produção de feijão em Irecê e de soja em Barreiras, Bahia. Há cultivos irrigados de frutas para exportação nos vales dos rios São Francisco (Bahia) e Assú (Rio Grande do Norte). No sertão predomina a agricultura familiar de subsistência, prejudicada às vezes pelas secas.
Pecuária A Bahia tem o maior rebanho bovino da região (8 milhões de cabeças), seguida dos estados do Ceará e Pernambuco. Porém no sertão a pecuária também sofre com as secas. Assim, a criação de caprinos, mais resistentes, tem maior importância econômica e alimentar. Porcos, aves e ovinos tambén são criados. A maior parte da produção animal é consumida na região.
Indústria É mais diversificada nos bolsões industriais das Regiões Metropolitanas: Salvador