Os ossos
Os ossos
O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas.
O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e servem de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro.
Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das células do sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides.
Esqueleto divide-se em duas partes * Esqueleto axial que é onde se encontra os ossos do pescoço, cabeça e tronco. * Esqueleto apendicular são os membros superiores e inferiores.
Classificação dos ossos
Longos - Fémur, tíbia, rádio e ulna.
Curtos – Calcâneo, tarsos e carpos.
Sesamoides – Patela
Laminares – Escápula, ilíaco e costelas.
Irregulares – Vértebras.
Pneumáticos – Esfemoide.
Alongados – Costelas.
Suturais – Pequenos e localizados em articulações
Funções dos ossos * Protege os órgãos internos como cérebro e órgão torácicos; * Apoia os músculos; * Produção sanguínea; * Reserva de cálcio e fósforo; * Mantém o equilíbrio;
Estrutura Óssea
O osso é formado por matriz óssea e por células sendo estes os seguintes: * Osteócitos que se situam dentro da matriz óssea; * Osteoblastos que produzem a parte orgânica da matriz; * Osteoclastos que participam da remodelação óssea.
Doenças nos ossos
Os ossos podem apresentar diversas patologias e estão suscetíveis a lesões. As mais comuns são: * Traumas e as doenças degenerativas como escoliose, lordose, cifose, ou a perda de minerais conhecida como osteoporose;