Os miseráveis
Narrador: Essa é a história de uma criança perdida e o criminoso que a salva.Um conto sobre a pobreza,o sofrimento e a necessidade por compaixão.O jovem herói do romance Jean Valjean ,é um pobre desesperado em alimentar os filhos famintos de sua irmã.ele é prontamente capturado pelas autoridades ,não há piedade em relação ao seu motivo,sua sentença 5 anos de cadeia. A amargura acaba com a sua boa índole,várias tentativas de fuga aumentam a duração de sua pena. Jean Valjean perde sua identidade e se torna o condenado número 24601. Depois de 19 longos anos Jean Valjean sai da prisão.ele jamais derramou uma lágrima em todos esses anos,ele é agora um homem perigoso.No documento que Jean Valjean precisa apresentar as autoridades locais está declarado que ele é um ex presidiário perigoso,trabalhos e abrigos lhe são negados em todas as cidades.Desespero ou talvez o destino levá-o a casa do Bispo Bienvenu.
Jean Valjean: Meu nome é Jean Valjean.Fiquei 19 anos preso.Sai da prisão há 4 dias.Tentei me hospedar numa estalagem,mas não quiseram me receber.Todos me repelem por causa desse documento que devo mostrar na prefeitura.
Bienvenu: Senhora,coloque mais um lugar á mesa.
Narrador: Ele chama Valjean de irmão e oferece sua casa.Mas Valjean não sabe o que é generosidade,ele tem a mente de um criminoso.A sobrevivência exigi ações desesperadas como por exemplo roubar a prataria do Bispo.O destino de Valjean parece ser voltar para a prisão e desta vez para sempre.
Bienvenu: Ah,meu caro Jean.Que bom que você voltou.Você esqueceu de levar os castiçais.Você precisa levar isso.Aqui estão os castiçais.Você não pertence mais ao mal,mas ao bem.
Valjean: Não ! Não !
Ai,Deus,que miserável eu sou.
Narrador: O oferecimento dos castiçais,o momento de compaixão e perdão transformam Jean Valjean .Para fugir ao estigma de seu documento marcado Jean Valjean muda seu nome,significa uma violação da lei,ele se torna o Senhor Madallene,um próspero proprietário de fábrica e o